Felizmente, muitos municípios já pensaram em tudo, mas existem outras soluções quando se tem um jardim.
Deixar a sua árvore de Natal na rua é uma multa. Por isso, não hesite em pedir à sua Câmara Municipal informações sobre como se livrar dela:
Municipio de LISBOA:
https://www.lisboa.pt/cidade/ambiente/residuos-e-reciclagem/recolha
Municipio do PORTO:
https://www.portoambiente.pt/recolha-porta-a-porta/recolhas-ao-domicilio
Alguns municípios oferecem-se para recolher as suas árvores ou convidam-no a deixá-las nos centros de eliminação de resíduos, para as replantar ou reciclar para compostagem.
Recuperar! As agulhas de pinheiro fazem uma boa cobertura contra o frio, os ramos podem bordejar os seus canteiros, ou os seus quadrados de horta! Se quiser fazer a compostagem, seque-a bem antes de a triturar.
Transformar o Pinheiro em lenha
Se tiver uma lareira, pode reciclar o seu pinheiro para lenha. Não é a melhor lenha para o fogo, mas será uma forma útil de se livrar dela e também dará à casa um cheiro agradável. Tenham o cuidado de retirar as agulhas antes de atirar os ramos ao fogo, porque elas inflamam-se muito rapidamente. Também os pode recolher e armazenar: uma vez secos, são perfeitos para acender a lareira.
Recicle a sua árvore de natal natural no jardim
Se for demasiado ácido para fazer composto, o abeto ainda pode ser utilizado como palhagem no jardim. Desfiada ou cortada em aparas, evitará a evaporação da água e protegerá as suas plantas do frio. Graças às suas propriedades anti-germinantes, é também uma barreira natural ideal contra a proliferação de ervas daninhas.
Deixar um comentário