O que fazer com a sua árvore de Natal depois das festividades?

Felizmente, muitos municípios já pensaram em tudo, mas existem outras soluções quando se tem um jardim.

Deixar a sua árvore de Natal na rua é uma multa. Por isso, não hesite em pedir à sua Câmara Municipal informações sobre como se livrar dela:


Municipio de LISBOA:

https://www.lisboa.pt/cidade/ambiente/residuos-e-reciclagem/recolha  

Municipio  do PORTO:
http://www.portoambiente.pt/contactos

 

Alguns municípios oferecem-se para recolher as suas árvores ou convidam-no a deixá-las nos centros de eliminação de resíduos, para as replantar ou reciclar para compostagem.

Recuperar! As agulhas de pinheiro fazem uma boa cobertura contra o frio, os ramos podem bordejar os seus canteiros, ou os seus quadrados de horta! Se quiser fazer a compostagem, seque-a bem antes de a triturar.

Transformar o Pinheiro em lenha

Se tiver uma lareira, pode reciclar o seu pinheiro para lenha. Não é a melhor lenha para o fogo, mas será uma forma útil de se livrar dela e também dará à casa um cheiro agradável. Tenham o cuidado de retirar as agulhas antes de atirar os ramos ao fogo, porque elas inflamam-se muito rapidamente. Também os pode recolher e armazenar: uma vez secos, são perfeitos para acender a lareira.

Recicle a sua árvore de natal natural no jardim

Se for demasiado ácido para fazer composto, o abeto ainda pode ser utilizado como palhagem no jardim. Desfiada ou cortada em aparas, evitará a evaporação da água e protegerá as suas plantas do frio. Graças às suas propriedades anti-germinantes, é também uma barreira natural ideal contra a proliferação de ervas daninhas.

Deixe um comentário