A compra de uma árvore de Natal natural tem impacto no nosso planeta?

O cheiro agradável do pinheiro na casa transporta-nos directamente para a atmosfera das celebrações da Natividade. Para além do homem de barba longa de vermelho e dos seus duendes e dos vários presentes para jovens e velhos, a árvore de Natal é também uma das tradições mais importantes desta grande festa.

Para os amantes da natureza e dos costumes antigos, a opção por uma árvore de Natal natural é inevitável todos os anos. Mas poderá prejudicar o nosso amado planeta? Mynatal.pt, especialista em vendas online e entrega de árvores de Natal em Portugal, dá-lhe alguns esclarecimentos.

A árvore de Natal natural purifica o ar da casa

Muitas pessoas estão agora a virar-se para árvores de Natal artificiais. Estas são consideradas mais amigas do ambiente do que as árvores naturais. No entanto, ao contrário da crença popular, os abetos são considerados como estando entre as árvores que retêm mais CO2. Em média, uma conífera de 1,5 metros de comprimento pode armazenar cerca de 3 kg de carbono na atmosfera. Por conseguinte, ajuda a limpar o ar que respiramos e a melhorar as nossas vidas.

Mas o corte de árvores não é um acto de desflorestação? Bem, este não é o caso das árvores de Natal naturais. Hoje em dia, este tipo de coníferas é cultivado numa vasta área dedicada a este fim. Já não são arrancados da natureza. Além disso, graças a parcerias com organizações ecológicas tais como a Reforest’Action, os fornecedores de árvores de Natal podem contribuir para a reflorestação do planeta.

A árvore de Natal natural é biodegradável

Pensa-se muitas vezes que a utilização de árvores artificiais durante a época natalícia é uma solução eficaz para a protecção do ambiente.

No entanto, segundo especialistas e investigadores, a utilização destes modelos pode ter um impacto significativo no nosso planeta. De facto, este tipo de objecto decorativo é geralmente feito de materiais poluentes como o polipropileno e o metal. Estes diferentes componentes são nocivos e podem poluir significativamente o nosso planeta. Além disso, mesmo que sejam reutilizáveis durante um mínimo de 15 anos, pode cansar-se destas árvores falsas após apenas alguns anos de utilização. Além disso, ao atirar a sua árvore artificial para o lixo, irá produzir resíduos não recicláveis.

Para evitar isto, escolher uma árvore de Natal natural como uma Nordmann é ideal para o ambiente. Biodegradáveis, estas árvores reduzem a produção de poluição. Pode reciclá-los, transformando-os em composto ou aparas de madeira.

Deixe um comentário