Como cuidar da sua árvore de Natal: dicas e conselhos

A árvore de Natal é o símbolo perfeito do espírito natalício e é o objecto mais importante para a época festiva. Infunde magia e encantamento a toda a casa. No entanto, a árvore de natal não está sem a sua quota-parte de inconvenientes à medida que os dias vão passando. A fim de manter o seu melhor aspecto até ao final deste período, tão popular entre as famílias, é preciso saber cuidar da sua árvore de Natal. Para o fazer, é melhor seguir as recomendações abaixo.

Encontrar o lugar certo para a sua árvore de natal

Os principais riscos para uma árvore de Natal são secar e perder as suas agulhas. Para limitar qualquer uma destas situações, é fortemente aconselhável evitar colocar a árvore de uma fonte de calor, como um radiador, luz solar ou uma lareira. Do mesmo modo, as correntes de ar são malas para a árvore natural. Portanto, não deve ser colocado perto de uma porta ou num  local onde haja muita passagem.

Para além destas considerações práticas, a árvore deve ser colocada num espaço suficientemente grande onde possa ser exposta à vista do público e prosperar. Na grande maioria dos casos, a árvore é colocada num canto da sala de estar com uma área livre à sua volta para colocar os presentes.

Como cuidar da sua árvore de Natal? Os nossos conselhos

O cuidado de uma árvore de Natal é essencial para lhe permitir passar sem dificuldades a época festiva. Isto implica obviamente uma rega regular.

No caso específico de uma árvore cortada, recomenda-se que seja colocada num prato de água para lhe proporcionar um abastecimento de água durante todo o período e permitir que mantenha a sua aparência original durante o maior tempo possível.  Do mesmo modo, e qualquer que seja o espécime em questão, não deve hesitar em humedecer os ramos da árvore durante toda a época festiva, tanto no momento da sua instalação como depois de ter sido decorada.

Os Pinheiros Naturais são nativos da floresta e por isso prosperam numa atmosfera húmida. Por conseguinte, é melhor colocá-lo a uma temperatura ambiente para recriar o mais possível o seu ambiente original.

Manter a sua árvore de Natal significa também ter em conta as características específicas de cada espécie. Cada árvore tem a sua própria forma, cor, agulhas e nível de resistência. Para a época natalícia, as duas árvores estrela são o Nordmann e o Apicea Abies. Vamos ver o que precisa de saber sobre o cuidado de comprar uma árvore de Natal se tiver comprado uma destas duas espécies.

Preservação de um Nordmann

O abeto Nordmann, verde profundo, é sem dúvida a árvore de Natal mais popular. Com a sua forma de pirâmide e agulhas arredondadas, não picadas, é a árvore ideal para a decoração de Natal e para as crianças. Uma das características especiais do Nordmann é que as suas agulhas são muito resistentes, não caem e libertam um cheiro muito agradável em toda a sala. Esta árvore é também muito resistente ao calor.

Os cuidados para um Epicea Abies

O abeto é outra árvore de Natal segura que requer muitos cuidados em termos de manipulação. Tem agulhas espinhosas e é por isso menos adequado para as crianças passarem a pé. Do mesmo modo, é mais sensível ao calor e não se adapta bem à muita variações de calor.

Para além das precauções habituais, e qualquer que seja a variedade de abeto considerada, existem certos truques caseiros fáceis de usar que já provaram a sua eficácia muitas vezes. Por exemplo, a pulverização de água com açúcar ou mel reforçará a árvore. Outro exemplo é adicionar álcool à água da chávena na base da árvore para matar bactérias e manter a árvore saudável durante o máximo de tempo possível.

publicar comentário

Your email address will not be published.