Uma árvore de natal Natural é melhor para o ambiente?

Gostaria de ter uma árvore artificial para preservar o ambiente? Erro! Os Pinheiros naturais têm um impacto de carbono inferior ao dos pinheiros artificiais. O bom cheiro da floresta, para além disso.

É uma ideia popular nesta altura do ano! Algumas semanas antes da véspera de Natal, a questão da árvore começa a surgir em muitas casas Portuguesas. Este ano, abeto natural ou artificial? Aqui estão algumas respostas.

Árvore de natal natural ou árvore artificial: o que é preferível?

Uma empresa de investigação canadiana, realizou uma análise do ciclo de vida de pinheiros naturais e artificiais. Como resultado, uma árvore de Natal artificial emite o equivalente a 8,1 kg de CO2 para a sua produção e transporte. Uma árvore de Natal natural emite “apenas” 3,1 kg de CO2.

De acordo com o estudo, seria necessário manter a árvore de Natal artificial durante mais de 20 anos para se ser eficiente em termos de carbono. As familias mantêm-no durante uma média de seis anos. Além disso, as árvores artificiais são feitas de materiais não renováveis, principalmente plástico. Portanto, escolha uma árvore natural para as férias: é também muito mais autêntica. Se houver um impacto uma vez que se sabe que as madeiras macias acidificam o solo, é menos, preferimos comprar locais.

 

A escolha de um abeto natural ecológico

Uma das ideias preconcebidas sobre os abetos naturais é que ao comprá-los contribui para a desflorestação. Isto não é verdade: as árvores de Natal são variedades cultivadas, por isso não está a ajudar a dizimar a floresta ao comprar a sua árvore.

Comentários (1)

  1. Avatar

    Em 2 meses a árvore não começa a deixar cair as “folhas” sujando tudo ? Há forma de evitar essa situação? Obg

Deixe um comentário

Your email address will not be published.